SumUp recebe aporte de € 590 milhões e celebra 10 anos de apoio aos microempreendedores de todo o mundo

• Empresa usará o financiamento para consolidar ecossistema de soluções financeiras para pequenos empreendedores e expandir para novos mercados

• SumUp Brasil poderá receber até R$ 380 milhões para fortalecer operação no País

A SumUp, companhia global de tecnologia e serviços financeiros, acaba de anunciar um aporte de € 590 milhões (R$ 3,2 bilhões). A rodada de investimento foi liderada pela Bain Capital Tech Opportunities, com participação de fundos administrados pela BlackRock, btov Partners, Centerbridge, Crestline, Fin Capital e Sentinel Dome Partners, entre outros. O investimento é uma combinação de dívidas e patrimônio e eleva o montante total captado pela fintech com investimentos externos para € 1,5 bilhão. Além disso, a nova rodada eleva o valor de mercado da empresa para € 8 bilhões.

O aporte coroa o aniversário de 10 anos da SumUp. Em 2012, a companhia foi fundada para ajudar pequenos comerciantes a iniciar, administrar e expandir seus negócios por meio de soluções de pagamento justas, fáceis e confiáveis.

Os mais de 3 mil colaboradores da SumUp em todo o mundo apoiam mais de 4 milhões de empreendedores em 35 países, sendo o Peru (lançado em junho de 2022) o mercado mais recente da empresa. Nos últimos anos, a SumUp também expandiu seus negócios para soluções de pontos de venda e, com as aquisições de Goodtill, Tiller e Fivestars, a fintech amplia rapidamente sua presença nos setores de restaurantes e varejo.

A operação brasileira deverá receber até € 70 milhões (R$ 380 milhões) desse montante. Segundo Fabiano Camperlingo, CEO da SumUp para a América Latina, o aporte destinado ao Brasil sinaliza a relevância do mercado para a fintech. “Estamos entre os cinco maiores mercados da SumUp no mundo. Com essa rodada, poderemos desenvolver mais produtos incríveis e fortalecer nossa missão de oferecer o melhor ecossistema de soluções financeiras para as micro e pequenas empresas brasileiras”, afirma.

No Brasil, a fintech oferece pagamentos digitais, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e marketplace para a compra de insumos. Outro destaque é a Solo, maquininha desenvolvida com design e tecnologia próprios. Lançada recentemente no País, a Solo oferece uma experiência de compra mais fluida e segura para empreendedores e clientes.

Marc-Alexander Christ, cofundador e CFO da SumUp, disse sobre a rodada de € 590 milhões: “A SumUp recebeu apoio consistente da comunidade global de investimentos em sua missão de ajudar pequenos empreendedores a ter sucesso. Apoiamos nossos comerciantes em quaisquer circunstâncias – seja durante a pandemia do coronavírus ou em momentos de incerteza macroeconômica. Nossa capacidade de crescer organicamente mais de 60%, mesmo com os desafios dos últimos anos, mostra que estamos presentes para os comerciantes quando eles mais precisam de suporte. Estou muito orgulhoso da nossa equipe por ter concluído com sucesso a rodada de financiamento na conjuntura atual e com investidores de renome – esse é um indicativo de nossa força, execução e potencial. O valor que arrecadamos nos permitirá continuar a construir nosso ecossistema de produtos, expandir para novos mercados, buscar aquisições de valor agregado e continuar nivelando o campo de atuação para pequenos comerciantes em escala global.”

Já Darren Abrahamson, diretor administrativo da Bain Capital Tech Opportunities, acrescenta: “A SumUp evoluiu continuamente para capacitar um campo crescente e diversificado de pequenas empresas com soluções e ferramentas de pagamento para, eficientemente, conectarem-se com seus consumidores do dia a dia. A equipe de liderança da SumUp levou a fintech a um crescimento sustentado e acelerado por meio da expansão para mais de 30 países, com um impacto direto e positivo no ecossistema de pequenas empresas. Estamos orgulhosos por contribuir com nossa sólida experiência em fintechs e empresas de pagamentos para ajudar a SumUp a liderar um setor incrivelmente competitivo”.

Vale ressaltar que a Bain Capital possui profunda experiência global em investimentos nos setores de pagamentos e comércio eletrônico, tendo investido e agregado valor a uma ampla gama de empresas em todas as fases de seu ciclo de crescimento.

A Goldman Sachs International atuou como agente de colocação exclusivo da SumUp. Já a Weil, Gotshal & Manges atuou na consultoria jurídica à SumUp no aporte.