Piora a atividade econômica de microempresas em maio

Índice SumUp do Microempreendedor registra queda de 9,69% em relação ao mesmo período de 2020

A atividade econômica das microempresas e dos trabalhadores autônomos piorou no mês de maio. O dado é do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que atingiu 79,47 pontos no período. O valor representa uma queda de 9,69% em relação ao mesmo período do ano passado.

O ISM é desenvolvido pela SumUp, fintech de soluções financeiras para microempreendedores e profissionais autônomos. Criado para medir a atividade econômica, o ISM se baseia em dados de negócios de empreendedores informais, além de micro e pequenas empresas de todos os estados brasileiros e de mais de 30 ramos de atividades distintos.

O recuo do ISM sinaliza que a economia brasileira ainda está desaquecida. Esse é um importante indicador econômico para o País, que tem 24,5 milhões de profissionais autônomos, segundo levantamento do IBGE realizado em 2020.

“O ISM funciona como um termômetro do mercado e da economia. Em maio, o número de casos de Covid-19 continuou alto, o que segue influenciando de forma negativa o comércio”, explica Carlos Grieco, diretor de meios de pagamento da SumUp.

Renan Pieri, professor da Fundação Getulio Vargas e responsável por formular o índice, concorda com Grieco.

“A pandemia levou a uma queda nos rendimentos dos trabalhadores no último ano e ao aumento do desemprego no período. Com menos gente empregada, a atividade econômica tende a diminuir”, explica.

Em relação a abril deste ano, o ISM registrou alta de 5,98% – na ocasião, o Índice ficou em 75,05 pontos. ”O crescimento em comparação ao mês anterior reflete a flexibilização das restrições do comércio e dos serviços, que sofrem mais com esse tipo de medida", afirma Renan. Apesar do avanço, o ISM está longe dos patamares do pré-pandemia. Para se ter uma ideia, o indicador fechou os meses de abril e maio de 2019 em 89,35 e 94,63 pontos, respectivamente.

Como Funciona o ISM

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp para o País com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira. O ISM é calculado a partir de um método estatístico robusto, mas simples, que permite explicar o desempenho do setor micro varejista com base nas vendas processadas pelas maquininhas da SumUp.

A metodologia de criação do ISM consiste na seleção de benchmarks, escolha de um indicador de referência para ajuste estatístico do modelo, ponderação e colapso de dados e estimativa econométrica. O gráfico resultante permite entender o comportamento do mercado para microempreendedores no Brasil nos últimos anos e cada valor representa a variação percentual do ISM em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Sobre a SumUp

A SumUp oferece soluções financeiras diversificadas para micro e pequenos negócios. Criada na Europa em 2012, a empresa possui mais de 2.500 colaboradores ao redor do mundo, 14 escritórios e operações em 34 países. No Brasil, está presente desde 2013, empregando 1.000 pessoas, sendo 60% mulheres e 24% LGBTQIA+. Nascida como uma empresa de maquininhas de cartão a SumUp se transformou em uma companhia de soluções completas, como banco digital, links de pagamento e empréstimos. Em março de 2021, a fintech anunciou um aporte de 225 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) na operação brasileira, a fim de expandir seus negócios e seguir empoderando microempreendedores do País.