SumUp lança no Brasil a Solo, maquininha 100% proprietária e com design premiado

• Modelo foi desenvolvido com tecnologia própria da SumUp e oferece uma experiência de compra mais fluida

• Maquininha poderá ser conectada a outros dispositivos, como impressoras e telas registradoras

• Com design arrojado, a Solo foi a vencedora do iF Design Awards 2021, na Europa

A SumUp, empresa de tecnologia e meios de pagamento, lançou no Brasil a nova maquininha Solo. O dispositivo chega para se tornar uma das maquininhas mais modernas disponíveis no mercado nacional e aprimorar a experiência de compra de empreendedores e consumidores.

A Solo é um dispositivo compacto e com tela sensível ao toque de alta precisão, comparável aos melhores smartphones do mercado. Ao contrário do que normalmente acontece no Brasil, o modelo teve seu projeto totalmente desenvolvido pela SumUp. Ao usar tecnologia proprietária, a fintech criou um produto 100% pensado para os micro e pequenos empreendedores. “O setor das maquininhas de cartão quase sempre usa dispositivos cujo design foi feito por empresas terceirizadas e que não são muito customizáveis. Com a Solo, nós rompemos esse ciclo. Agora, nós podemos nos adaptar melhor aos mercados em que atuamos e evoluir conforme a necessidade do cliente”, diz Ana Ferrari Pavoni, diretora de Produto da SumUp.

O principal diferencial do produto é uma maior fluidez na experiência de compra. “Recebemos um retorno muito positivo dos clientes sobre como o processo de compra ficou mais fluido. Ouvimos também que a Solo é muito elegante e diferente das maquininhas presentes no mercado, o que também desperta a atenção dos clientes”, afirma Ana. O design da Solo, aliás, foi reconhecido por quem sabe muito do tema. O produto foi vencedor do iF Design Awards de 2021, organizado pela iF, uma das mais prestigiadas instituições de design do mundo. De acordo com Glauber Vicari, diretor de Engenharia da SumUp, a Solo aceitará pagamentos por chip, por aproximação e Pix. Sua bateria permite que seus clientes não precisem recarregá-la enquanto trabalham. Além disso, ela vem equipada com tecnologia eSIM, que permite a troca remota da operadora de internet da maquininha. “Essa novidade é especialmente importante para cidades do interior, em que a conectividade nem sempre é boa. Com o eSIM, podemos garantir a melhor conexão com a SumUp. É importante ressaltar que nós subsidiamos o plano de internet das maquininhas”, diz ele. A Solo também oferece a possibilidade de conexão com diversos periféricos, como impressora com bateria adicional, base de carregamento, o bumper - capa protetora contra impactos –, o clipper – um clipe que permite que o aparelho seja preso na cintura – e tela registradora – espécie de tablet que conversará com a maquininha via bluetooth. “Essa possibilidade de customização da Solo proporcionará uma experiência incrível de venda para o empreendedor”, afirma Glauber. No momento, o bumper está disponível no Brasil. Os outros produtos chegarão ao País nos próximos meses. Atualmente, a Solo está sendo vendida pelos consultores (revendedores externos) da SumUp. Nos próximos meses, a fintech também oferecerá o produto em seu site. O preço de venda atual do produto é de R$ 178,80. Esse valor pode ser alterado quando a oferta do futuro for ampliada. As Solos disponíveis neste momento no Brasil foram fabricadas no exterior. No entanto, com o crescimento das vendas, a maquininha será fabricada no País, na cidade mineira de Betim, pela indústria de manufatura Jabil.

Ficha técnica Solo:

Tela: 3,62 polegadas com touchscreen Dimensões (L x A x P) cm: Maquininha: 8 x 8 x 1,6 Capa protetora: 10,5 x 9 x 6 Caixa: 12 x 12 x 8,7 Pagamentos aceitos: Cartão com chip, cartão com NFC, Apple Pay e Google Pay Duração da bateria: 24 horas de carga Alimentação: USB via base de carregamento Conexão: conectividade móvel via eSIM Conteúdo da caixa: maquininha, base de carregamento, cabo USB-C, capa protetora da maquininha em plástico, adesivo de bandeiras aceitas e manuais de instruções