SumUp se transforma em ecossistema de produtos para entregar mais valor aos empreendedores brasileiros

• Grande novidade da fintech é o lançamento do SumUp Tap, solução que transforma smartphones em “maquininhas de cartão”

• Conta digital, empréstimos, antecipação de recebíveis, links de pagamentos e leitores de cartão com tecnologia 100% proprietária são outras das soluções já oferecidas no País

• Companhia traça meta de se tornar, até 2025, a empresa mais amada pelos micro e pequenos empreendedores brasileiros

No Brasil desde 2013, a SumUp investiu ao longo dos anos no desenvolvimento de diversas soluções para o mercado nacional. Com isso, deixou de ser uma empresa apenas de maquininhas e se transformou em uma fintech multiproduto, com um ecossistema mais completo para entregar mais valor aos micro e pequenos empreendedores do País.

Entre os produtos que fazem parte do portfólio da fintech, destacam-se a conta digital pelo SumUp Bank, antecipação de recebíveis, empréstimos e links de pagamento, entre outros. “Desde a criação da empresa, nosso propósito é empoderar pequenos negócios ao redor do mundo. Isso vai muito além das maquininhas. Com o passar dos anos, nós mantivemos um diálogo muito rico com os clientes e entendemos suas necessidades. Com todas essas soluções, geramos mais valor para os empreendedores e os ajudamos a ter negócios mais saudáveis”, diz Ana Pavoni, diretora de Produto da SumUp.

A grande novidade da fintech é o lançamento do SumUp Tap, solução que transforma smartphones em “maquininhas de cartão”. Com o novo produto, os clientes da fintech – especialmente os donos de negócios bem pequenos – reduzirão custos operacionais, pois poderão aceitar pagamentos sem a necessidade de uma maquininha. Neste momento, o SumUp Tap está sendo testado. Nas próximas semanas, deve ser lançada para todos a base de micro e pequenos negócios que a companhia atende.

Com o SumUp Bank, por exemplo, os empreendedores podem usufruir de todos os benefícios de uma conta digital grátis e sem taxas e receber diretamente nela, com muito mais comodidade, as vendas realizadas nas maquininhas da fintech. Os clientes do SumUp Bank também têm Pix 100% grátis e direito a um cartão, que permite saques na Rede 24h, transações por aproximação e compras físicas e online.

Outro produto importante é o SumUp Link, que permite que empreendedores recebam, remotamente, pagamentos realizados com cartão, boleto e Pix. Com essa solução, a SumUp atende a um perfil ainda muito comum no Brasil: pessoas que têm negócios físicos e que não possuem um e-commerce, mas que usam redes sociais e aplicativos de mensagem para fazer vendas a distância.

Já para o comerciante que precisa receber rapidamente os valores processados em maquininhas e links de pagamento, foi desenvolvido o SumUp Antecipa. Com a solução, clientes e não clientes da fintech podem antecipar, em um dia útil, os recebíveis de quaisquer maquininhas com taxas competitivas.

A operação de empréstimos da SumUp tem um impacto social importante: é focada especialmente em regiões brasileiras com menos acesso a financiamentos e baixo desenvolvimento socioeconômico. Os empréstimos concedidos têm taxas baixas, a partir de 2,93% ao mês. Desde o lançamento da iniciativa, a SumUp já concedeu R$ 36 milhões em microcrédito a mais de 15 mil empreendedores.

Apesar da diversificação, a SumUp segue investindo em maquininhas e lançou, neste ano, a Solo. O dispositivo é compacto e tem tela sensível ao toque de alta precisão, comparável aos melhores smartphones do mercado. Ao contrário do que normalmente acontece no Brasil, o modelo teve seu projeto 100% desenvolvido pela SumUp. Com a Solo, a fintech oferece uma experiência mais fluida e segura para empreendedores e consumidores.

Com ampliação do portfólio da SumUp, a fintech também traça uma meta: transformar-se, até 2025, na empresa mais amada pelos micro e pequenos negócios brasileiros ao proporcionar um ecossistema que oferece todas as soluções que os empreendedores necessitam em sua jornada.

“Estamos avançando no Brasil ao desenvolver soluções que irão evoluir drasticamente, em um ritmo que nunca experimentamos antes, trabalhando de perto e em colaboração com equipes globais e locais, em um ambiente que respira inovação. Dessa maneira, nossa expansão no País ficará ainda mais acelerada”, diz Ana.

Para ajudar no desenvolvimento de ainda mais soluções, a SumUp recebeu um aporte global de € 590 milhões (R$ 3,2 bilhões). Deste total, até €70 milhões (R$ 380 milhões) serão destinados à operação brasileira. “Com essa rodada, poderemos desenvolver mais produtos incríveis e fortalecer nossa missão de oferecer o melhor e mais completo ecossistema de soluções financeiras para as micro e pequenas empresas brasileiras”, finaliza a executiva.