SumUp anuncia SumUp Tap, solução que transforma celular em “maquininha de cartão”

• Tecnologia foi desenvolvida para reduzir custos para o microempreendedor, que não precisará comprar uma maquininha

• Novo produto fortalece a empresa como um ecossistema de soluções financeiras para os negócios brasileiros

A SumUp, empresa de tecnologia e serviços financeiros, anuncia o SumUp Tap, solução que transforma smartphones em “maquininhas de cartão”. Com a novidade, os clientes da fintech – especialmente os microempreendedores – reduzirão custos operacionais, pois poderão aceitar pagamentos sem a necessidade de uma maquininha.

O novo produto usa a tecnologia Near Field Communication (NFC) para processar pagamentos por aproximação. Ou seja, o SumUp Tap aceita transações realizadas com cartões de crédito e débito com a função de pagamentos sem contato habilitada, bem como carteiras virtuais disponíveis para celulares e smartwatches, como Google Pay e Apple Pay. Os pagamentos por aproximação já são uma realidade no Brasil. Segundo levantamento da Abecs, essa modalidade de pagamento cresceu 384,6% entre 2020 e 2021 e movimentou R$ 198,9 bilhões no ano passado.

O SumUp Tap é gratuito e não terá nenhuma taxa de adesão. Por isso, a SumUp espera beneficiar empreendedores que ainda não aceitam cartão porque não queriam arcar com os custos da aquisição de uma maquininha. “Sabemos que há pessoas, especialmente donas de negócios bem pequenos, que deixam de aceitar cartões porque precisam investir em uma maquininha. Com o SumUp Tap, contribuímos para que esse público aumente seu faturamento e seja incluído em uma tendência relevante do mercado”, diz Ana Pavoni, diretora de Produto da fintech.

Os usuários do SumUp Tap têm outras vantagens importantes: a primeira é que a solução poderá ser usada por pessoas físicas e jurídicas. Outro ponto positivo é que novos clientes podem aceitar pagamentos rapidamente – não é mais necessário esperar a maquininha chegar até o empreendedor. “Basta cadastrar-se na SumUp usando o aplicativo ou o nosso site, aguardar brevemente por algumas confirmações e começar a vender”, explica Ana. Por fim, o cliente não precisa mais andar com a maquininha e se preocupar se o dispositivo tem bateria. Só o celular é suficiente.

O SumUp Tap poderá ser instalado em aparelhos com sistema operacional Android 8.0, ou superior, e aceitará as principais bandeiras de cartões. Em um primeiro momento, o valor máximo de cada transação será de R$ 200. “O limite existe por uma questão de segurança, pois a solução não exige senha para a autorização do pagamento”, diz Ana.

Neste momento, o SumUp Tap está sendo testado. Nas próximas semanas, deve ser lançada para todos a base de micro e pequenos negócios que a companhia atende.

Com o SumUp Tap, a fintech fortalece sua posição como ecossistema de soluções financeiras para os negócios brasileiros: a SumUp também conta com soluções como pagamentos digitais pelo SumUp Link, conta digital pelo SumUp Bank, antecipação de recebíveis para clientes de qualquer maquininha pelo SumUp Antecipa, empréstimos, marketplace para a compra de insumos e leitores de cartão com design e tecnologia próprios como a Solo, lançada recentemente no Brasil. “Transformamos a SumUp no Brasil ao oferecer soluções que irão evoluir drasticamente, em um ritmo que nunca experimentamos antes, trabalhando de perto e em colaboração com equipes globais e locais em um ambiente que respira inovação. Tudo isso para oferecer ainda mais valor para os empreendedores do País”, afirma a diretora de Produto.