payleven logo A SumUp e a payleven agora são uma só empresa. CloseLearn more

Enjoy the same product and service level from payleven as before


Any questions? Take a look at our FAQs or contact us at 015360858

A maquininha de cartão em um mundo prático

Fazer pagamentos e transferências com cartões de crédito e de débito já faz parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros. As maquininhas de cartão trouxeram tanta praticidade e comodidade para a vida das pessoas, que já é difícil imaginar nosso comércio funcionando sem essas opções.

O pagamento com cartões tornou-se tão comum que é utilizado até nas compras de menor valor. Ter uma maquininha de cartão é essencial até para os pequenos negócios, que conseguem oferecer ao seu público mais opções para que façam suas compras.

A maquininha de cartão traz vantagens não só para os clientes, mas também para os próprios empreendedores. Para os clientes, a maquininha facilita os pagamentos por dispensar dinheiro vivo ou cheques na hora da compra, e ainda possibilita a negociação de prazos e parcelamentos.

Já para o empreendedor, a maquininha aumenta as vendas, conquistando mais clientes pela praticidade. Além disso, o uso de uma máquina de cartão agiliza os pagamentos, diminui filas nos caixas, evita problemas com falta de troco e aumenta a segurança, já que reduz a quantidade de dinheiro no caixa.

História da maquininha de cartão

Não é de hoje que os cartões de crédito e de débito estão à nossa disposição como forma de pagamento. O cartão de crédito vem lá da década de 1920, nos Estados Unidos, quando em meio a períodos de recessão econômica grandes empresas como petroquímicas e redes hoteleiras passaram a emitir cartões de compras a crédito para seus clientes de confiança.

Porém, foi somente em 1949 que surgiu a proposta do cartão de crédito com o formato que conhecemos hoje, quando um empresário foi jantar em um restaurante em Nova York e percebeu que havia esquecido sua carteira. Então, explicou a situação ao dono do restaurante, que permitiu que ele pagasse a conta outro dia. A partir desse acontecimento surgiu a ideia que resultou na fundação, alguns anos depois, do Diners Club Card. Logo, o cartão de papel que era aceito só em alguns restaurantes dos Estados Unidos passou a ser fabricado em plástico, e expandiu para diversos tipos de estabelecimentos comerciais pelo mundo todo. maquininha de cartao acesso a internet wifi, 3g ou 4g A novidade fez tanto sucesso que em poucos anos as provedoras de serviços já não davam conta de atender tantos clientes e operações sendo realizadas ao mesmo tempo. Com a demanda crescente de usuários de cartões de crédito, foram desenvolvidos sistemas para agilizar o gerenciamento das transações bancárias, o que impulsionou a criação das primeiras máquinas de cartão em 1979. Elas comunicavam-se com as centrais de serviços através de linhas telefônicas e reconheciam as informações da conta do usuário, gravadas em tarjas magnéticas nos cartões.

O cartão de crédito chegou ao Brasil ainda na década de 1950, quando uma sociedade de empresários trouxe uma franquia da Diners, mas foi somente no final dos anos 1990, com a retomada do crescimento econômico, que o uso de cartões de crédito popularizou-se de vez entre os brasileiros.

A maquininha de cartão para celular passou a ser mais comum no Brasil depois da primeira década dos anos 2000, mas em pouco tempo já conquistou seu lugar no bolso dos empreendedores, chegando até mesmo aos pequenos comércios, feiras e ambulantes, destacando-se como a mais indicada maquininha de cartão para microempreendedor.

Terminais POS e mPOS

As máquinas de cartão evoluíram de equipamentos grandes e volumosos que precisavam ser instalados em pontos fixos, como um caixa ou balcão, para equipamentos menores e portáteis que podiam até ser carregados para vários lugares dentro do estabelecimento. Por essa mobilidade, o termo POS (Points of Sale) passou a valer também para as maquininhas em si, e não necessariamente um lugar ou estabelecimento.

A tecnologia se manteve muito parecida desde as primeiras máquinas criadas em 1979, até que no final dos anos 1990, com o desenvolvimento da internet e dos dispositivos móveis surgiram então os equipamentos do tipo “mPOS – Mobile Points of Sale”, ou “pontos de venda móveis”. Esses dispositivos são leitores de cartão que podem ser conectados a celulares, smartphones e tablets e que fazem transações financeiras em qualquer lugar com conexão Wi-Fi, 3G ou 4G disponível, e são indicadas como maquininha de cartão para pessoa fisica.

Vantagens dos terminais de pagamento mPOS

Uma maquininha de cartão para celular mPOS são diferentes das máquinas tradicionais em vários aspectos, trazendo algumas vantagens.

Geralmente, os leitores tradicionais só funcionam próximos ao balcão ou caixa do estabelecimento, onde encontram conexão à internet. Já os dispositivos mPOS tem total mobilidade e podem ser levados a qualquer lugar, pois utilizam a conexão do celular.

O leitor de cartão em uma maquininha mobile mPOS pode ser acoplado a celulares e tablets comuns por Bluetooth, e basta baixar um aplicativo para que toda a comunicação com o provedor de serviços do cartão seja realizada através da linha 3G ou 4G. maquininha de cartao para pessoa- isica O empreendedor pode ter então à sua disposição uma maquininha de cartao sem mensalidade ou volumes de venda mínimos, pois as taxas de serviço são cobradas apenas pelas vendas realizadas.

Além disso, terminais mPOS são ideais como maquininha de cartão para pessoa fisica. O empreendedor só precisa fornecer um CPF válido e uma conta bancária, que inclusive pode ser uma conta poupança, o que faz seu uso ser bem mais prático e muito menos burocrático. Assim, mesmo o pequeno empreendedor pode ter acesso a uma maquininha de cartão mais barata.

Dessa forma, uma maquininha de cartão mobile mPOS é bastante indicada para empreendimentos que precisam de grande mobilidade dos produtos e serviços e que trabalham com pequenos volumes de vendas mensais, como pequenas e médias empresas, microempreendedores individuais (MEI), profissionais autônomos, vendedores ambulantes, feirantes, taxistas, serviços de entrega, ou outros empreendimentos que precisam de flexibilidade nas formas de pagamento com os clientes.

Tecnologias das maquininhas de cartão mPOS

Com uma maquininha de cartão no celular, o empreendedor terá em mãos a possibilidade de aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito. É só ter um sinal 3G, 4G, ou mesmo conexão Wi-Fi com a internet.

As maquininhas do tipo mPOS são tão confiáveis e seguras quanto as máquinas de cartão tradicionais. A comunicação entre o leitor de cartão e o dispositivo móvel é feita através de conexão Bluetooth, com dados criptografados, garantindo que, mesmo que sejam interceptados, não possam ser lidos ou decifrados.

Como os cartões de crédito e de débito usam tecnologia chip e senha, os dados pessoais do dono do cartão são protegidos e não podem ser acessados ou armazenados. Assim, nem o leitor de cartão, nem o dispositivo móvel e nem o aplicativo podem armazenar informações pessoais contidas no cartão, e as transações só são autorizadas após o reconhecimento do chip e da senha do usuário.

A interface do aplicativo é simples e intuitiva como uma calculadora comum, sendo fácil de usar mesmo por pessoas sem muita experiência com máquinas de pagamento. Além disso, com a SumUp em seus negócios, empreendedores e clientes podem contar com uma maquininha que aceita todos os cartões.

Como funcionam as vendas por maquininhas mPOS

As maquininhas do tipo mPOS são compactas, confiáveis, aceitam cartão de débito e de crédito, e funcionam basicamente da mesma forma que as máquinas tradicionais. O usuário insere seu cartão no leitor, que pode ler tanto o chip quanto a tarja magnética. Então, as informações são criptografadas e enviadas por Bluetooth para o dispositivo móvel, que através do aplicativo e da conexão do celular, estabelece comunicação com o provedor de serviços do cartão.

O provedor de serviços, por sua vez, fará a transferência do mesmo jeito que em qualquer operação com cartão, de forma segura e imediata. São emitidos comprovantes da venda, que podem ser enviados diretamente para o usuário do cartão e para o empreendedor por e-mail ou SMS.

As maquininhas mPOS seguem os mesmos padrões e protocolos de segurança internacionais para operações de transferências financeiras eletrônicas utilizados em terminais fixos, como o padrão internacional EMV (Europay International, MasterCard e Visa) e o padrão PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard).

Maquininhas da SumUp

A SumUp é uma das marcas desse segmento que mais se destaca no mundo. Oferecendo diferentes modelos de maquininha sem mensalidade, com planos flexíveis e taxas bastante acessíveis, a SumUp é também referência no bom relacionamento com seus clientes.

Com o propósito de criar soluções simples, práticas e seguras para pagamentos com cartão, a empresa investe no desenvolvimento da sua própria tecnologia, e oferece a maquininha TOP, que aceita cartões de crédito e débito. maquininha de cartao no celular Ao comprar o leitor de cartão SumUp, o empreendedor paga apenas o preço da máquina e as taxas por venda, e não precisa pagar nenhuma forma de aluguel ou mensalidade a mais. O App SumUp é gratuito e utiliza interface simples e intuitiva, organizada em abas, para sistemas operacionais Android e iOS.

Sobre a SumUp

Fundada em 2012, na Europa, a SumUp é referência no mercado de sistemas para pagamentos por cartão, e oferece bens e serviços em vários países da Europa e do mundo, entre eles o Brasil, onde atua desde 2013. Hoje, a empresa atende pequenas, médias e grandes empresas do mundo todo.

Saiba mais sobre a SumUp e todos os seus planos, maquininhas de cartao, app SumUp e todos os produtos. Adquira já sua maquininha e pague menos taxas e mensalidades!

A SumUp oferece pra você a melhor solução para aceitar cartão

Com a SumUp, você aceita cartões de crédito e débito de maneira fácil e rápida pelo seu celular ou tablet

  • Ainda tem dúvidas?
    Fale com a gente!

  • 4020-0126 Regiões Metropolitanas - custo de ligação local
    (11) 4020-0126 Demais Regiões

  • Resolva Online
    Centro de Suporte