Canal de Denúncia

A SumUp tem um compromisso com a transparência. Por isso, criamos o Canal de Denúncia, que serve para que você - funcionário, cliente, usuário, parceiro ou fornecedor, possa comunicar ou denunciar de forma anônima, qualquer situação com indícios de ilicitude de qualquer natureza, relacionadas com as atividades da SumUp e seus controladores ou administradores, conforme estabelecido pela Resolução CMN nº 4.859, de 23 de outubro de 2020.

Ficou com dúvidas se você está no canal certo?

Basta conferir nas perguntas e respostas abaixo: 

P: Posso usar este canal para fazer solicitações ou, reclamações dos produtos e serviços da SumUp? 

R: Não. Para fazer solicitações, reclamações, sugestões ou elogios relacionados a produtos e serviços, entre em contato com nossos canais de atendimento ao cliente através do telefone: 4003-6338 (Capitais e Regiões Metropolitanas - custo de ligação local) ou (11) 4003-6338 para as demais regiões.  Se preferir, também podemos falar por WhatsApp. Para isso, basta acessar nosso site e escolher esta opção de contato.

P: Quem pode registrar  denúncias neste canal?

R: Qualquer pessoa, ou seja, todos os colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, consultores, terceiros, usuários ou outras pessoas que tenham conhecimento de indícios de ilicitude ou descumprimento de leis por parte  da SumUp.

P: Preciso me identificar?

R: Não. Sua denúncia pode ser feita de forma totalmente anônima., E mesmo que você se escolha se identificar, pode ficar tranquilo, a denúncia será tratada de forma totalmente confidencial. 

P: O que acontece quando eu faço uma denúncia?

R: As denúncias registradas neste canal são direcionadas a um comitê designado especialmente para este assunto. Este time dará início a um processo de investigação para apurar os fatos, levantar eventuais evidências e definir as providências cabíveis, caso seja considerado procedente. Você receberá uma resposta do comitê designado assim que o processo de investigação for concluído.

P: Quais informações preciso indicar na minha denúncia?

R: É importante que você coloque todas as informações e detalhes que possui, pois quanto mais detalhada for a sua denúncia, mais rápida e direcionada poderá  ser a apuração dos fatos. Se possível, coloque a data ou o período do fato, as pessoas envolvidas, as pessoas que possam ter mais informações sobre o caso, o local onde aconteceu, entre outros. Caso tenha documentos ou evidências, também é importante incluí-las em sua denúncia.

P: Como faço para acompanhar uma denúncia que fiz?

R: Quando você registra uma denúncia, é disponibilizado um  login e a senha para você acompanhar o status do registro. Lembre-se de anotar essas informações, elas são o único meio de acesso para acompanhar a sua denúncia.

P: Não anotei o login e senha, é possível recuperar esses dados para acompanhar a denúncia? 

R: Não. Por tratarmos as denúncias de forma anônima, mesmo que o denunciante opte por se identificar, no caso de perda ou esquecimento do usuário e senha, não existe a possibilidade de recuperação. Nesse caso, a sua denúncia continuará sendo investigada, no entanto, caso o comitê precise de mais informações e não haja resposta, o caso será encerrado sem resolução.

P: Quem terá acesso ao conteúdo da minha denúncia?

R: Apenas o comitê designado terá acesso às denúncias e às informações relacionadas ao processo de investigação.  P: É possível que eu sofra algum tipo de punição por fazer uma denúncia? R: De forma alguma. A SumUp incentiva que as situações que ferem legislação, regulamentação, que tenham indícios de ilicitude sejam reportadas e protege o denunciante de boa fé através da confidencialidade e imparcialidade. Essa proteção também abrange qualquer pessoa que forneça informações ou que coopere em uma eventual investigação.

P: Posso editar, adicionar informações ou evidências à minha denúncia?

R: Sim. Utilizando o login e senha disponibilizado ao final da denúncia, você poderá adicionar ou editar informações, evidências ou provas usando seu login e senha no site, no entanto, não será possível editar o texto original já enviado.

P: Existe um prazo para resolução das denúncias?

R: Não existe um prazo definido, pois o prazo de investigação e resolução depende do teor e qualidade das informações fornecidas na denúncia. No entanto, para todos os casos, daremos uma primeira resposta no prazo de até 10 dias úteis. 

P: Posso saber os detalhes e  resultado da investigação?

R: Não, mesmo que você ajude fornecendo informações adicionais durante o processo de investigação, as investigações e respectivas informações são confidenciais e de acesso restrito ao comitê designado. No entanto,  você receberá uma resposta do comitê designado assim que o processo de investigação for concluído.

Agora que você já sabe como o canal funciona, conte com a gente sempre que precisar reportar ou denunciar algo.

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